SEMANA DA PÁTRIA
17/01/2011 13:47
PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000
PROJETO SEMANA DA PÁTRIA
EU SOU BRASILEIRO
Buritis/2010
PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000
PREFEITO Elson de Souza Montes
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO Lucinete Dias Ferraz
DIRETOR Valdivio Simões do Nascimento
VICE – DIRETOR Andrèia Paro do Nascimento
SECRETÁRIA Sandra Farias
ORIENTADORA Ocilene Gonçalves Soares do Nascimento
SUPERVISÃO ESCOLAR Maria Célia de Oliveira Silva Maria Lopes Soares dos Santos Marinete Correia de Souza
|
I. IDENTIFICAÇÃO
Escola Municipal de Educação infantil e ensino Fundamental Paulo Freire
Endereço: Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380, setor 02.
Telefone: (69) 3238- 2759
Município de Buritis-RO
CEP: 76. 880-000
Total geral de Alunos: 673
1.1 AUTORES DO PROJETO
Coordenação Pedagógica
1.2 REEDIÇÃO
2010.
1.3 TITULO DO PROJETO
“ Semana da Pátria : Eu sou brasileiro”
1.4 PÚBLICO ALVO
Comunidade escolar
1.5 EXECUTORES
Corpo docente
Corpo discente
Equipe Gestora
1.6 PERIODO DE REALIZAÇÃO
Setembro de 2010.
1.7 ÁREAS DO CONHECIMENTO
Língua Portuguesa
Matemática
Geografia e História
JUSTIFICATIVA
Este Projeto pretende contribuir com o enriquecimento da valorização da história do Brasil levando o aluno a reconhecer a importância dos diferentes personagens que estiveram presentes nos acontecimentos históricos, enfatizando uma das maiores conquistas do País: a Independência. Nesse contexto, a partir da comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, que representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, a escola realizará diferentes atividades que permitam ao aluno participar e reconhecer os valores do nosso país.
OBJETIVO GERAL
Propiciar aos alunos a oportunidade de formar o conceito de Pátria, despertando o sentimento de patriotismo, afim de formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil e desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar os símbolos nacionais;
. Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
. Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
DESENVOLVIMENTO
I- ETAPA – Atividades em sala
* Conversas e discussões sobre:
.o que é Pátria;
.o que aconteceu no dia 7 de setembro;
.a figura de D.Pedro I;
.os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
.o grito da Independência;
.a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional, da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
• Uso de mapas para a localização do Brasil;
• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;
* Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;
* Confecção de:
bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
cata-ventos,
estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarlo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
viseiras para o desfile.
*Informática: digitações no Word e ilustrações no Paint/Word.
II ETAPA - COMEMORAÇÃO CÍVICA
Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:
* Músicas
* Jogral
* coro falado
* dramatização
* Mensagens exaltando o Brasil
* Cartazes
* Poesias
* Comemoração: Passeatas cívicas, demonstração de canto e dança dentro do tema, dramatizações, textos e poemas.
MATERIAIS
• Dicionário
• Biblioteca
• TV e vídeo
• Aparelho de som
• Internet
• Cartolina
• Quadro e giz
• Mapas/ Atlas...
AVALIAÇÃO
Este projeto será avaliado através de relatos dos professores sobre o desenvolvimento e resultado do mesmo
———
Back