EMEIEF PAULO FREIRE

SEMANA DA PÁTRIA

17/01/2011 13:47

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE

Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000

 

 

 

 

 

                         

 

 

 

PROJETO

SEMANA DA PÁTRIA

 

 

EU SOU BRASILEIRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Buritis/2010

                                                                       

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE

Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000

 

 

 

 

PREFEITO

Elson de Souza Montes

 

 

 

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Lucinete Dias Ferraz

 

 

 

DIRETOR

Valdivio Simões do Nascimento

 

 

 

VICE – DIRETOR

Andrèia Paro do Nascimento

 

 

 

SECRETÁRIA

Sandra Farias

 

 

 

ORIENTADORA

Ocilene Gonçalves Soares do Nascimento

 

 

 

SUPERVISÃO ESCOLAR

Maria Célia de Oliveira Silva

Maria Lopes Soares dos Santos

Marinete Correia de Souza

 

 

 

 

 

 

 

I. IDENTIFICAÇÃO

Escola Municipal de Educação infantil e ensino Fundamental Paulo Freire

Endereço: Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380, setor 02.

Telefone: (69) 3238- 2759

Município de Buritis-RO

CEP: 76. 880-000

Total geral de Alunos: 673

 

1.1 AUTORES DO PROJETO

Coordenação Pedagógica

 

1.2 REEDIÇÃO

2010.

 

1.3 TITULO DO PROJETO

“ Semana da Pátria : Eu sou brasileiro”

 

1.4 PÚBLICO ALVO

Comunidade escolar

 

1.5 EXECUTORES

Corpo docente

Corpo discente

Equipe Gestora

 

1.6 PERIODO DE REALIZAÇÃO

 Setembro de 2010.

 

1.7 ÁREAS DO CONHECIMENTO

Língua Portuguesa

Matemática

Geografia e História

 

JUSTIFICATIVA

 

Este Projeto pretende contribuir com o enriquecimento da valorização da história do Brasil levando o aluno a reconhecer a importância dos diferentes personagens que estiveram presentes nos acontecimentos históricos, enfatizando uma das maiores conquistas do País: a Independência. Nesse contexto, a partir da comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, que representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, a escola realizará diferentes atividades que permitam ao aluno participar e reconhecer os valores do nosso país.

 

 

 

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Propiciar aos alunos a oportunidade de formar o conceito de Pátria, despertando o sentimento de patriotismo, afim de formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil e desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.

 

 

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

 

 

. Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar os símbolos nacionais;
. Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
. Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

 

 

I- ETAPA – Atividades em sala

* Conversas e discussões sobre:

.o que é Pátria;
.o que aconteceu no dia 7 de setembro;
.a figura de D.Pedro I;
.os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
.o grito da Independência;
.a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;

* Textos coletivos;

* Álbum;

* Vídeos;

* Hinos: Nacional, da Independência;

* Pesquisas;

* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;

* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;

* Jogral;

* Dramatização;

* Poemas e diálogos de temas nacionais;

* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;

• Uso de mapas para a localização do Brasil;

• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);

* Concurso de poesia;

* Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;

* Confecção de:
bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
cata-ventos,
estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarlo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
viseiras para o desfile.

*Informática: digitações no Word e ilustrações no Paint/Word.

II ETAPA - COMEMORAÇÃO CÍVICA

 

 

Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:

* Músicas

* Jogral

* coro falado

* dramatização

* Mensagens exaltando o Brasil

* Cartazes

* Poesias

* Comemoração: Passeatas cívicas, demonstração de canto e dança dentro do tema, dramatizações, textos e poemas.

 

 

 

MATERIAIS

 

• Dicionário

• Biblioteca

• TV e vídeo

• Aparelho de som

• Internet

• Cartolina

• Quadro e giz

• Mapas/ Atlas...

 

 

AVALIAÇÃO

Este projeto será avaliado através de relatos dos professores sobre o desenvolvimento e resultado do mesmo

Back

Search site

© 2011 All rights reserved.