PROJETO PÁSCOA FELIZ /TEMA: “O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA”
17/01/2011 13:48
ESTADO DE RONDÔNIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE
Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000
PROJETO PÁSCOA FELIZ :
TEMA: “O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA”
VIDA NOVA |
BURITIS- MARÇO /2010
Valdívio Simões do Nascimento
Diretor Escolar
Andréia Paro do Nascimento
Vice-Diretora Escolar
Equipe Pedagógica
Marilei de Oliveira Bastos
Marinete Correa de Souza
Ocilene Gonçalves Soares do Nascimento
Ormezinda Célia Dias
Coordenação do Projeto
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1. E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE
Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02
Fone : 3238-2759
CEP 76880-000
1.2. TÍTULO: PASCOA FELIZ
Tema: “SEMANA DA PÁSCOA”
1.3. CLIENTELA ATENDIDA
Todos os educando regularmente matriculado nesta instituição e funcionários.
1.4. EXECUTORES DO PROJETO
Equipe administrativa e pedagógica – corpo docente
1.5. PERÍODO DE EXECUÇÃO
De 26/03 a 01/04/2010
1.6. PARCEIROS DO PROJETO
Instituições Religiosas
GUASCOR (Responsável pela usina de geração de energia elétrica - unidade de Buritis)
2- RESUMO:
2.1- ALUNOS ( AS)
TOTAL DE ALUNOS (AS) |
MASCULINO |
FEMININO |
646 |
321 |
325 |
2.2- FUNCIONÁRIOS (AS)
TOTAL DE FUNCINÁRIOS (AS) |
MASCULINO |
FEMININO |
43 |
10 |
33 |
Celebrar a páscoa é compreender a nossa própria capacidade de transformação, de mudança, de renovação, de recomeço... Acreditando que DEUS é o senhor da nossa existência. (autor desconhecido)
3- JUSTIFICATIVA
Durante os dias de 26/03 a 01/04/2010 a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Paulo Freire estará trabalhando o Projeto “Páscoa Feliz” onde será abordado o verdadeiro sentido da Páscoa que traz uma proposta de transformação constante em nossa vida.
Apesar do tema ser propicio para um momento de reconstrução interior, de reflexão de formação de caráter e de personalidade voltada para a Justiça, a Verdade, o Amor, a Fraternidade e todos os valores humanos que permeiam a nossa vida a partir do cristianismo, não se pode negar a influência social dos meios de comunicação, principalmente, no incentivo ao “consumismo” que já faz parte da cultura contemporânea, é inerente aos costumes de nossa época.
Sendo assim, buscando o equilíbrio entre consumo e cultura, torna-se necessário a junção desses valores, culturais, sociais, religiosos, históricos considerando os símbolos da páscoa com significados, dentre eles o CHOCOLATE.
Apesar da busca por realizar um trabalho de qualidade, considerando todas as áreas da formação do sujeito (intelectuais, cognitivas, sociais, culturais e etc) indo além das paredes da escola, uma escola pública, como é o caso, não consegue por si só dar conta das demandas necessárias para fazer o mínimo pelos alunos. A considerar a situação socioeconômica conforme pesquisa realizada pela escola (ainda em processo de tabulação) já se pode afirmar que a renda per capta de nossos alunos está abaixo dos que são considerados pobres ou extremante pobres. (Pobres: R$ 120,00 per capta e extremante pobres: R$ 60,00 per capta)
Considerando todo cenário exposto a cima é que a escola em questão, solicita doação de caixas de bombons ou barras de chocolates para o dia 01/04/2010 tendo em vista que a escola atende um total de 646 (seiscentos e quarenta e seis) alunos (as) sendo 325 ( trezentos e vinte cinco) meninas e 321 (trezentos e vinte e um) meninos numa faixa etária entre 5 (cinco) e 12 (doze) anos legalmente matriculados nessa escola e 43 (quarenta e três ) funcionários, sendo 10 (dez) do sexo masculino e 33 (trinta e três) do sexo feminino.
Assim, pode-se proporcionar momentos de alegria, de igualdade e de inserção de todos a um mesmo contexto social, cultural e religioso levando-os a se sentirem parte do mundo em que vive, percebendo-se valorizados, despertando potencialidades para participar da construção de sua própria história.
“Só conheceremos os efeitos de nossos atos se formos capazes de realizá-los.”
4- OBJETIVO GERAL
Comemorar com palestras e confraternização a PÁSCOA
4.1- OBJETIVOS
√ Para o aluno:
I. ampliar conhecimentos sobre valores humanos;
II. valorizar aprendizagem nos diversos campos do saber;
III. formar novas atitudes e valores com respeito a sí e ao outro;
IV. confraternizar e alegrar –se com as comemorações da PÁSCOA.
√ Para escola:
I. enriquecer a prática docente;
II. proporcionar momentos de confraternização;
III. proporcinoar momentos específicos de interação entre discentes, docentes e demais funcinários;
√ Para os parceiros:
I. contribuir posibilitando a realização da distribuição dos bombons e/ou chocalotes;
II. valorização de novas atitudes e valores.
5- DESENVOLVIMENTO
Do dia 26/03 ao dia 01/04/20010 serão desenvolvidos vários tipos de atividades de caráter educativo sob uma abordagem com o foco nos valores humanos considerando a tema que é a PÁSCOA. Resgatar o verdadeiro sentido da Páscoa utilizando de uma linguagem simples, de fácil compreensão considerando a faixa etária dos alunos. As atividades apontadas desenvolver-se- á através de parceria com as entidades sociais, e religiosas do município de Buritis. As palestras serão previamente agendadas com os responsáveis de cada Instituição Religiosa visando atender os objetivos do projeto. Os professores e a equipe pedagógica estarão desenvolvendo atividades em sala sobre o assunto abordado, objetivando enriquecer as ações.
Serão distribuídas lembrancinhas para todos os alunos (as).
6- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO
ATIVIDADES |
PERÍODO |
|
Escrita do projeto |
15/03/2010 |
|
Busca de parcerias |
15 a 16/03/2010 |
|
Apresentação do projeto para os profesores |
16/03/2010 |
|
Escolha da lembrancinha a ser confeccionada |
17/03 |
|
Confecção das lembrancinhas |
18 a 31/03/2010 |
|
Execução do projeto |
De 26/03 a 01/04/2010 |
|
Abertura das comemorações (Direção da escola e equipe pedagógica) Tema: A Páscoa na escola. |
26/03 |
Horario: Mat.: 7:15 - Vesp.: 13:15 |
Igreja Batista às Nações. Tema: O que é páscoa? |
29/03 |
Horario: Mat.: 7:15 à 8:15 Vesp.: 13:15 à 14:15 Extensão: Mat.: 8:30 à 9:15 Vesp.: 13:30 à 14:15 |
Igreja Batista Nacional Shalon. Tema: Por que se comemora a Páscoa? |
29/03 |
Horario: Mat.: 7:15 à 8:15 Vesp.: 13:15 à 14:15 Extensão: Mat.: 8:30 à 9:15 Vesp.: 13:30 à 14:15 |
Igreja Adventista Tema: A páscoa e a criança nos dias atuais. |
30/03 |
Horario: Mat.: 7:15 à 8:15 Vesp.: 13:15 à 14:15 Extensão: Mat.: 8:30 à 9:15 Vesp.: 13:30 à 14:15 |
Igreja Católica Tema: A Páscoa: Educação e valores. |
31/03 |
Horario: Mat.: 7:15 à 8:15 Vesp.: 13:15 à 14:15 Extensão: Mat.: 8:30 à 9:15 Vesp.: 13:30 à 14:15 |
Encerramento do projeto (Apresentação das turmas – teatro, musica, coreografias e etc) distribuição das lembrancinhas e outros |
01/04 |
Periodo integral de cada turno |
Avaliação do projeto (relatório) |
05/04/2010 |
7 - RECURSOS
Materiais
Sonorização
Livros
Apostilas
Papel sulfite
Giz
Cadernos
Canetinhas hidrocor
Lápis de cor
Mapel kraft
Cartolinas
E.V.A.
Balas ou pirulitos
Cola glitter
Cola branca
Humanos
Corpo Docente
Corpo discente
Parceiros
8 - AVALIAÇÃO
O Projeto Páscoa Feliz ” será avaliado pelos docentes, discentes e equipe pedagógica e administrativa logo após o desenvolvimento de todas as ações com o objetivo de verificar o grau de participação dos envolvidos, bem como dos resultados alcançados. A avaliação servirá como instrumento para a melhoria dos próximos projetos a serem desenvolvidos na escola.
9- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – Ministério da Educação – Ensino Fundamental.
2- Perrenoud, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza; Philippe Perrenoud; trad. Clãudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Educação – Ensino – Formação de Profesores.
3- Arquivos de Projetos da própria escola.
———
Back