EMEIEF PAULO FREIRE

PROJETO ARTE E CULTURA NA ESCOLA: VENCER, MUITO PRAZER

17/01/2011 13:44

 

 

ESTADO DE RONDÔNIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE

Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO ARTE E CULTURA NA ESCOLA: VENCER, MUITO PRAZER

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BURITIS

2010

ESTADO DE RONDÔNIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE

Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO ARTE E CULTURA NA ESCOLA: VENCER, MUITO PRAZER

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto elaborado pela Acadêmica Sueli, orientado pela Professora Marilei e adaptado para ser trabalhado na E.M.E.I.E.F. Paulo Freire.

 

 

 

 

 

BURITIS

2010

ESTADO DE RONDÔNIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE

Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000

 

 

 

Valdívio Simões do Nascimento

Diretor Escolar

 

 

 

Andréia Paro do Nascimento

Vice-Diretora Escolar

 

 

 

 

Ocilene Soares do Nascimento

Marilei de Oliveira Bastos

Coordenadora do Projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

 

1.1. E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE

Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02

Fone : 3238-2759

CEP 76880-000

 

1.2. TÍTULO:  ARTE E CULTURA NA ESCOLA

 Tema: “VENCER, MUITO PRAZER”.

 

1.3. CLIENTELA ATENDIDA

Todos os alunos regularmente matriculados nesta instituição

Pais e responsáveis

 

1.4. EXECUTORES DO PROJETO

Corpo Docente, Discente e Equipe Gestora.

 

1.5. PERÍODO DE EXECUÇÃO

Primeiro Cronograma: maio e junho. A proposta é trabalhar no decorrer do ano letivo.

 

1.6. PARCEIROS DO PROJETO

       Comunidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 - Apresentação do Problema

 

 

O projeto ora apresentado tem como iniciativa, trabalhar o tema Vencer Muito, Prazer e o mesmo se dá em virtude da demanda de crianças que moram com apenas um responsável do vinculo familiar, sendo estes: avó, somente o pai, ou somente a mãe quando não com tios ou até vizinhos. 

A grande preocupação em relação a estas crianças é que a maioria delas chegam à escola e apresentam uma grande carência afetiva situação considerada principal causa do fracasso tanto escolar quanto na vida social. Repensando essa situação foi feito um levantamento na comunidade do setor 02 voltada para as crianças em idade escolar e detectou-se que de 600 crianças 58 % vivem nas ruas no período do contra turno das escolas em que estudam, algumas vivem a margem da sociedade em condições precárias de higiene e alimentação, outras tratam da própria sexualidade sem pudor como se fossem irracionais, e outro ponto que pesa bastante é o fato dessas crianças estarem à mercê da sorte, convivendo com marginais, dependentes químicos e outros.

Essas situações reais causam grande inquietação tendo em vista que estes menores vivem sem expectativas atuais e tão pouco futuras. A grande maioria se sente rejeitada, por isso apresentam baixa auto-estima e desinteresse total em sair da situação na qual se encontram.

 

 

2 - Justificativa

A implementação desse projeto é de grande importância, pois o mesmo tem como finalidade retirar crianças das ruas e inseri-las no contexto educativo de forma prazerosa, contudo sem a rigorosidade do cumprimento de conteúdos programáticos.

            Quando o menor tem oportunidade de aprender algo novo e participar do projeto, no período em que esta desenvolvendo essas atividades deixa de estar na rua. Acredita-se que nesse período a criança não fica exposta aos perigos da rua ex: acidentes de transito, envolvimento em furtos ou com drogas, brigas e outras adversidades.

            O projeto oportuniza o aprendizado de arte e cultura e a iniciativa para trabalhar o tema Vencer Muito, Prazer está pautada na credibilidade dos projetos sociais tendo em vista que o mesmo procura oferecer a crianças a oportunidade de estarem se socializando no período oposto ao de estudo na escola regular fazendo com que as mesmas ocupem o seu tempo com atividades voltadas para estruturação do indivíduo e treinamento da cadeia de valores tanto da sociedade quanto da escola.

Não apenas examinar o comportamento e os sentimentos morais, mas procurar estabelecer o grau em que crianças de qualquer idade e estádio determinado são capazes de raciocinar “moralmente”, para que possamos conhecer... ajudá-las a desenvolver... Delgado apud Piaget (1985: p147).

 

O ato de ensinar consiste em uma missão que exige dedicação, seriedade e amor, portanto com esse trabalho pretende-se encorajar os menores a facilitar o seu desenvolvimento integral, tanto do corpo quanto da mente o mesmo propõe assumir o foco global no desenvolvimento das soluções da aprendizagem da criança, tendo atividades lúdicas para incentivar a superação principalmente nas crianças que apresentarem sintomas de angustia, ansiedade ou inferioridade.

Para Freire (apud LIMA, 1996):

      (...) na visão bancária de educação, o "saber" é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber (...). Se o educador é o que sabe, se os educandos são os que nada sabem, cabe àquele dar, entregar, levar, transmitir o seu saber aos segundos.

 

Educação vem da capacidade do indivíduo em assimilar, usar e gerar informações. A aprendizagem, então, só se completa na medida em que a posse de conhecimento pela pessoa permita a mudança de comportamento por causa da experiência.

 Destarte o projeto Vencer Muito, Prazer pretende trabalhar os três 3 c que são Cidadania, Contexto estruturado e competências básicas de acordo com a atividade escolhida pela criança tendo como alvo a abordagem qualitativa de forma que a ênfase não esteja em fazer com que o menor se dobre frente as exigências sociais e sim ajudá-los a enxergar o mundo sob seu próprio ponto de vista, a fazer escolhas e tomar decisões conscientes com atitudes vencedoras.

 

3 - Objetivos Gerais

  • Proporcionar a criança aprendizagem cooperativa com relevância a trocar a ociosidade por uma ação fecunda e autêntica.

·         Promover a sensibilização para a arte, cultura e cidadania;

 

4 - Objetivos Específicos

  • Despertar e desenvolver o senso rítmico, a motricidade e a concentração.
  • Desenvolver o espírito de trabalho em grupo e equipe.
  • Proporcionar a integração e a socialização das crianças.
  • Estimular a capacidade auditiva do aluno.
  • Propiciar o trabalho com o aparelho fonador.
  • Estimular a sensibilidade artística.

 

 

5 -  Metas

 

·         Garantir atendimento a 50 crianças por quatro horas diárias de segunda a sexta feira.

·         Promover ensino de qualidade, indiscriminadamente, para todos.

·         Trabalhar como 3 mediadores do processo, permitindo ao menor iniciativa própria

Com o empenho e carinho que pretendemos transmitir a estas crianças confiabilidade, e a certeza de que será dando o primeiro passo  e sucessivamente um após o outro alçarão altos vôos rumo a conquista de seus ideais.para a inclusão dos mesmos, com todas as condições na sociedade.

 

 

6 - Conteúdos/Metodologia

 

ARTE e CULTURA

·         Arte corporal;

Arte corporal será trabalhada por um monitor, instrutor de capoeira e outro de dança (dança de rua e de salão) que coordenara os movimentos e Sequência dos passos de acordo com as regras de cada modalidade.

Através de brincadeiras, construção de materiais, as coordenadoras propiciarão um clima de trabalho em que a curiosidade o constante desafio perceptivo, a qualidade lúdica e a alegria estejam presentes junto com a paciência, a atenção e o esforço necessários para a continuidade do processo de criação, entrosamento, parceria e respeito mútuo.

 

·         Desenho (grafite)

Desenho em grafite será coordenado por uma monitora que incentivará a criação livre e posteriormente os passos para desenhos de caricaturas e charges.

Pretendemos manter vivo o interesse das crianças, construindo com elas, a surpresa, o mistério, o humor, o divertimento, a incerteza, a questão difícil como ingredientes das atividades, e estas serão desenvolvidas buscando o resgate do “ser” crianças, valorizando seu lado positivo mostrando que todas as pessoas são capazes, basta ter a oportunidade de demonstrar seu potencial.

·         Teatro será trabalhado por uma monitora da área valorizando a espontaneidade da criança, nessa categoria será trabalhado o tom de voz, postura e boa leitura.

Obs: em todas as categorias as crianças terão oportunidade de participarem de uma roda de conversa para tratarem dos pontos positivos e negativos bem como as estratégias de superação do grupo, o lema Vencer Muito, Prazer que é o tema do projeto e a parte de noção da teoria de cada modalidade.

 

7- Cronograma

 

DIA

MÊS

ATIVIDADE

TOTAL DE HORAS

17

MAIO

Elaboração do projeto escrito

4

18

Elaboração do projeto escrito e coleta de dados

4

19

Elaboração de fichas para inscrição

4

21

Divulgação do projeto na comunidade e inscrição das crianças

 

8

21

Inscrição

8

24

Brincadeiras para socialização e dinâmicas de grupo

 

4

 

25

a

31

 

 

Desenho livre em grafite e direcionado

 

 

20

1

a

7

JUNHO

 

 

Capoeira, Dança de rua e de salão

 

16

8

 

 

Teatro

 

12

9

10

11

total geral de horas

84

 

Obs: As atividades serão direcionadas para grupos diferentes.

 

 

8 - Recursos Materiais

 

Serão usados os seguintes recursos:

 

  • Tnt para confecção dos trajes
  • Cola, tesoura, lápis, caneta, caderno, borracha, pincel, tinta para tecido, papel;
  • Aparelho de DVD e televisão;
  • Livros para o desenvolvimento de pesquisa;
  • Computador e internet.

 

 

 

9 - Avaliação

 

A avaliação será feita de modo qualitativo, procurando observar o desenvolvimento e participação individual e coletiva dos menores, a fim de contemplar todos os objetivos aqui propostos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10 -  Referencias Bibliográficas

ANTUNES, Celso-A linguagem do afeto: Como Ensinar virtudes e transmitir valores, Campinas, SP: Papirus, 2005.

DELGADO, Evaldo Inácio. Pilares do Interacionismo: Piaget,Vygotsky, Wallon e Ferreiro1.Ed. São Paulo: Érica, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.

____________ Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

 

 

 

 

 

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