Projeto Inclusão digital: “Digitando também se aprende”
17/01/2011 13:47
ESTADO DE RONDÔNIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE
Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1360 Setor 02 CEP 78 967-800
es.paulo.freire@hotmail.com
Buritis/2010
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Paulo Freire
Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000
Telefone: (069) 3238- 2759
Município: Buritis - RO
CEP: 76880-000
1.1 - INICIATIVA
Corpo Docente
Equipe Gestora
Equipe Pedagógica
1.2- TÍTULO DO PROJETO
Projeto Inclusão digital: “Digitando também se aprende”
1.3- PÚBLICO ALVO
Alunos de Pré ao 5º ano do Ensino Fundamental
1.4- PERÍODO DE EXECUÇÃO
2º semestre de 2010
DIREÇÃO
Valdivio Simões do Nascimento
VICE – DIREÇÃO
Andréia Paro do Nascimento
SUPERVISÃO
Maria Célia de Oliveira Silva
Maria Lopes de Souza Soares
ORIENTAÇÃO
Ocilene Gonçalves Soares do Nascimento
BURITIS-RO
2008/2009
II- JUSTIFICATIVA
Atualmente o uso de recursos tecnológicos se tornou fundamental em Instituições de trabalho e de ensino, já que, oferece fontes de pesquisa ricas em conhecimentos. O mercado de trabalho também tem exigido dos candidatos a emprego o mínimo de habilidade em informática, visto que a sociedade está em constante desenvolvimento global. Na educação não tem sido diferente, com a evolução do conhecimento a busca por novos conhecimentos se tornou um desafio constante e os recursos tecnológicos são ferramentas essenciais para a concretização dos mesmos. Através deste projeto será possível sistematizar o PROINFO, promovendo a inclusão digital, utilizando o laboratório de informática para desenvolver atividades diferenciadas com alunos de Pré a 5º ano, enriquecendo seu conhecimento, proporcionando momentos de prazer na aprendizagem, troca de experiências e descontração e oportunizando aos alunos o contato com a tecnologia.
III – OBJETIVO GERAL
O projeto tem como objetivo oportunizar aos alunos contato com meios tecnológicos que desenvolvam sua aprendizagem através de atividades previstas no planejamento semanal ou em projetos elaborados pela escola, afim de os mesmos possam ter acesso a diferentes fontes de pesquisa e enriqueçam os conteúdos já trabalhados.
IV – OBJETIVOS ESPECÍICOS
· Aprender as regras básicas de como usar as ferramentas;
· Utilizar os programas disponíveis para pesquisar temas relacionados aos conteúdos estudados;
· Valorizar o conhecimento dos alunos quanto à sua formação social;
· Desenvolver a socialização das crianças;
· Promover momentos troca de experiências e descontração através de atividades lúdicas;
· Promover momentos de estudos;
VI- DESENVOLVIMENTO
- Do uso do laboratório
O projeto será executado durante o 2º período, seguindo um cronograma que contemplará a data, horário, turma que utilizará o laboratório, como mostra o quadro abaixo:
Dia |
Período/horário |
Turma |
Professor( a) |
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Mat |
vesp |
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Segunda |
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Terça |
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Quarta |
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Quinta |
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Sexta |
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- Do planejamento
Os professores farão o planejamento das aulas e pequenos projetos respeitando o planejamento geral e receberão sugestões e orientações da equipe Pedagógica.Também serão auxiliados por um profissional da equipe pedagógica durante o uso da sala.
- Da conservação do laboratório
- Será feita uma sensibilização com os alunos afim de conscientizá-los da importância do cuidados com os equipamentos e sobre as providências a serem tomadas caso algum aluno danifique um aparelho
- Os pais serão convocados para uma reunião onde serão informados sobre a finalidade do laboratório de informática e os benefícios que trará para a escola. Também serão alertados sobre a responsabilidade que terão que assumir junto a escola em relação á conservação dos aparelhos. Será redigida uma ata onde todos assinarão.
VI – RECURSOS
6.1- Humanos
· Direção
· Coordenação Pedagógica;
· Alunos;
· Instituições Públicas e Religiosas;
6.2 - Recursos materiais disponíveis
· Lápis;
· Cadernos;
· Borrachas;
· Livros;
· Gibis;
· Revistas;
· Livros didáticos;
· Almaço;
· Computador;
· Cartolina;
· Painel;
VII- AVALIAÇÃO
- O projeto: Inclusão digital: digitando também se aprende será avaliado pelo corpo docente, equipe pedagógica e equipe gestora, durante a sua execução e através de reuniões pedagógicas, levantando os pontos positivos e negativos das atividades desenvolvidas, sendo aberto espaço para sugestões de novas atividades e projetos.
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