EMEIEF PAULO FREIRE

ARRAIÁ DO JECA

17/01/2011 13:42

 

 

 

                                               

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PAULO FREIRE

Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000    -   Telefone (69) 3238 2759

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Buritis/RO

2010

 

 

 

 

 

ESTADO DE RONDÔNIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE

Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000

 

 

 

 

PREFEITO

Elson de Souza Montes

 

 

 

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Lucinete Dias Ferraz

 

 

 

DIRETOR

Valdivio Simões do Nascimento

 

 

 

VICE – DIRETOR

Andrèia Paro do Nascimento

 

 

 

SECRETÁRIA

Sandra Farias

 

 

 

ORIENTADORA

Ocilene Gonçalves Soares do Nascimento

 

 

 

SUPERVISÃO ESCOLAR

Marilei de Oliveira Bastos

Marinete Correia de Souza

Ormezinda Célia Dias

 

 

 

 

 

I. IDENTIFICAÇÃO

Escola Municipal de Educação infantil e ensino Fundamental Paulo Freire

Endereço: Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380, setor 02.

Telefone: (69) 3238- 2759

Município de Buritis- RO

CEP: 76. 880-000

Total geral de Alunos: 673

 

1.1 AUTORES DO PROJETO

Coordenação Pedagógica

 

1.2 REEDIÇÃO

2010.

 

1.3 TITULO DO PROJETO

“ Arraiá do Jeca”

 

1.4 PÚBLICO ALVO

Comunidade escolar

 

1.5 EXECUTORES

Corpo docente

Corpo discente

Equipe Gestora

 

1.6 PERIODO DE REALIZAÇÃO

Maio e Junho de 2010.

 

1.7 ÁREAS DO CONHECIMENTO

Língua Portuguesa

Matemática

Ciências

 

 

 

 

 

II-APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

 

      Diante da perspectiva de crescimento cultural, intelectual e tecnológico e da diversidade cultural manifestada em nossa comunidade é possível observar que muitos alunos estão perdendo a noção de preservação de valores e da cultura que é inerente a todo cidadão independente de cor raça (etnia) ou poder aquisitivo, bem se sabe o resgate das raízes culturais se fez necessária para manter a identidade da comunidade local bem como do município, estado e país.

     

De acordo com essa visão questiona-se então: Como manter viva a tradição uma vez que a cultura contemporânea valoriza ao desenvolvimento em todos os sentidos e em detrimento das experiências, tradições e valores culturais?

 

Com a finalidade manter /resgatar os valores culturais da comunidade pretende responder a esse e outros questionamentos incentivando aos alunos e a comunidade local melhorar suas perspectivas de vida sem deixar de lado a tradição e os conhecimentos adquiridos pelo senso comum.

 

 

III-JUSTIFICATIVA

 

     A festa junina caracteriza-se como uma das manifestações culturais mais tradicionais e divertidas do nosso país, com vestuários, danças, folguedos, músicas e comidas típicas variadas. A escola tem papel fundamental nesse processo, uma vez que, também é responsável pela socialização deste saber historicamente construído o qual consideramos parte essencial na formação para a cidadania.

     

Assim durante a segunda quinzena do mês de maio e a primeira do mês de junho do ano em curso a Escola Paulo Freire estará realizando uma programação interna envolvendo toda a escola, culminando com a festa junina do dia 12/06/2010 encerrando as atividades. Desta forma o projeto festa junina: “V Arraiá do Jeca” visa resgatar a historia e as origens da festa caipira junina, enriquecendo o conhecimento dos alunos e também, promovendo maior integração e socialização na comunidade escolar.          

 

IV OBJETIVOS

 

4.1 Geral:

·         Valorizar a cultura, costumes e tradições envolvendo a comunidade escolar em atividades da própria escola, visando principalmente a aquisição de novos conhecimentos a respeito do povo brasileiro, suas origens e crendices.

 

 

 

4.2 Específicos:

·         Compartilhar conhecimentos;

·         Promover intercâmbios de ideias;

·         Promover a integração da escola e comunidade no desenvolvimento das atividades;

·         Oportunizar a aprendizagem;

·         Valorizar o conhecimento adquirido;

·         Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto a historia das festas juninas;

·         Desenvolver a socialização das crianças;

·         Resolver situações problemas envolvendo produtos da culinária junina;

·         Resgatar a tradição das festas juninas;

·         Apresentar a diversidade da culinária caipira ( tradicional nas festas juninas);

·         Desenvolver ritmo, compasso e criatividade;

·         Alertar sobre os danos que os balões podem causar ao meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V-DESENVOLVIMENTO

 

De 24 de maio a12 de junho de 2010 os professores estarão trabalhando atividades relacionadas a festa junina, principalmente sobre comidas típicas, origem da festa junina, diferenças regionais, danças, resolução de situações problemas, receitas, poemas músicas, preservação do meio ambiente, advinhas, provérbios populares, recitação de poesias, literatura de cordel, conto e reconto de histórias, pelos pais da comunidade e professores.

No dia 12 de junho será a culminância do projeto com a realização de uma manhã alegre na escola com apresentação de quadrilhas e brincadeiras juninas. Para o desenvolvimento dos trabalhos sugere-se ainda a realização das seguintes atividades:

·         Leitura de textos informativos;

·         Caça palavras;

·         Cruzadinhas;

·         Confecção de cartazes;

·         Receitas de comidas e bebidas típicas (bebidas não alcoólicas);

·         Atividades matemáticas com problematizarão;

·         Danças caipiras ( quadrilha, dança da fita);

·         Pesquisas sobre o tema;

·         Montagem de um cardápio de comidas típicas de festa junina;

·         Montagem de painéis para decorar a escola;

·         Recorte, colagem, dobraduras e montagens;

·         Historias e dramatizações;

·         Painéis com produções dos alunos,

·         Jogos e brincadeiras;

·         Confecção de enfeites juninos;

·         Ornamentação das salas de aula e pátio.

 

 

 

 

 

VI-RECURSOS

 

 

Materiais:

Livros de contos;

Apostilas;

Papel com e sem pauta;

Lápis de cor;

Borrachas;

Cartolinas;

E.V.A;

Papel crepom;

Papel de seda;

Revistas;

Barbante;

Cola e outros.

 

Humanos:

Corpo docente;

Corpo discente;

Pessoal de apoio;

Pais;

Equipe gestora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VII-AVALIAÇÃO

 

 

A avaliação ocorrerá ao longo da execução do projeto com relatório das atividades desenvolvidas a fim de verificar os resultados e melhorar os próximos eventos. Por ser trabalho interno espera-se participação da comunidade e dinâmica no desempenho das atividades para incentivar os alunos ao desenvolvimento de suas capacidades de aprendizagem e criatividade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VIII CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

Ord.

Atividade

Responsável

01

Concurso de Mis e Mister Caipira

 

02

Quadrilha

Laucione / Eunice

03

Música

 

04

Parlendas

 

05

Quadrinhas

 

06

Poemas

 

07

Teatro

 

08

Desafio

 

 

 

 

 

IX COMISSÃO DE PROJETOS

 

Ord.

Nome

01

 

02

 

03

 

04

 

05

 

 

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