ARRAIÁ DO JECA
17/01/2011 13:42
PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PAULO FREIRE
Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000 - Telefone (69) 3238 2759
Buritis/RO
2010
ESTADO DE RONDÔNIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE
Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000
PREFEITO
Elson de Souza Montes
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
Lucinete Dias Ferraz
DIRETOR
Valdivio Simões do Nascimento
VICE – DIRETOR
Andrèia Paro do Nascimento
SECRETÁRIA
Sandra Farias
ORIENTADORA
Ocilene Gonçalves Soares do Nascimento
SUPERVISÃO ESCOLAR
Marilei de Oliveira Bastos
Marinete Correia de Souza
Ormezinda Célia Dias
I. IDENTIFICAÇÃO
Escola Municipal de Educação infantil e ensino Fundamental Paulo Freire
Endereço: Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380, setor 02.
Telefone: (69) 3238- 2759
Município de Buritis- RO
CEP: 76. 880-000
Total geral de Alunos: 673
1.1 AUTORES DO PROJETO
Coordenação Pedagógica
1.2 REEDIÇÃO
2010.
1.3 TITULO DO PROJETO
“ Arraiá do Jeca”
1.4 PÚBLICO ALVO
Comunidade escolar
1.5 EXECUTORES
Corpo docente
Corpo discente
Equipe Gestora
1.6 PERIODO DE REALIZAÇÃO
Maio e Junho de 2010.
1.7 ÁREAS DO CONHECIMENTO
Língua Portuguesa
Matemática
Ciências
II-APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
Diante da perspectiva de crescimento cultural, intelectual e tecnológico e da diversidade cultural manifestada em nossa comunidade é possível observar que muitos alunos estão perdendo a noção de preservação de valores e da cultura que é inerente a todo cidadão independente de cor raça (etnia) ou poder aquisitivo, bem se sabe o resgate das raízes culturais se fez necessária para manter a identidade da comunidade local bem como do município, estado e país.
De acordo com essa visão questiona-se então: Como manter viva a tradição uma vez que a cultura contemporânea valoriza ao desenvolvimento em todos os sentidos e em detrimento das experiências, tradições e valores culturais?
Com a finalidade manter /resgatar os valores culturais da comunidade pretende responder a esse e outros questionamentos incentivando aos alunos e a comunidade local melhorar suas perspectivas de vida sem deixar de lado a tradição e os conhecimentos adquiridos pelo senso comum.
III-JUSTIFICATIVA
A festa junina caracteriza-se como uma das manifestações culturais mais tradicionais e divertidas do nosso país, com vestuários, danças, folguedos, músicas e comidas típicas variadas. A escola tem papel fundamental nesse processo, uma vez que, também é responsável pela socialização deste saber historicamente construído o qual consideramos parte essencial na formação para a cidadania.
Assim durante a segunda quinzena do mês de maio e a primeira do mês de junho do ano em curso a Escola Paulo Freire estará realizando uma programação interna envolvendo toda a escola, culminando com a festa junina do dia 12/06/2010 encerrando as atividades. Desta forma o projeto festa junina: “V Arraiá do Jeca” visa resgatar a historia e as origens da festa caipira junina, enriquecendo o conhecimento dos alunos e também, promovendo maior integração e socialização na comunidade escolar.
IV OBJETIVOS
4.1 Geral:
· Valorizar a cultura, costumes e tradições envolvendo a comunidade escolar em atividades da própria escola, visando principalmente a aquisição de novos conhecimentos a respeito do povo brasileiro, suas origens e crendices.
4.2 Específicos:
· Compartilhar conhecimentos;
· Promover intercâmbios de ideias;
· Promover a integração da escola e comunidade no desenvolvimento das atividades;
· Oportunizar a aprendizagem;
· Valorizar o conhecimento adquirido;
· Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto a historia das festas juninas;
· Desenvolver a socialização das crianças;
· Resolver situações problemas envolvendo produtos da culinária junina;
· Resgatar a tradição das festas juninas;
· Apresentar a diversidade da culinária caipira ( tradicional nas festas juninas);
· Desenvolver ritmo, compasso e criatividade;
· Alertar sobre os danos que os balões podem causar ao meio ambiente.
V-DESENVOLVIMENTO
De 24 de maio a12 de junho de 2010 os professores estarão trabalhando atividades relacionadas a festa junina, principalmente sobre comidas típicas, origem da festa junina, diferenças regionais, danças, resolução de situações problemas, receitas, poemas músicas, preservação do meio ambiente, advinhas, provérbios populares, recitação de poesias, literatura de cordel, conto e reconto de histórias, pelos pais da comunidade e professores.
No dia 12 de junho será a culminância do projeto com a realização de uma manhã alegre na escola com apresentação de quadrilhas e brincadeiras juninas. Para o desenvolvimento dos trabalhos sugere-se ainda a realização das seguintes atividades:
· Leitura de textos informativos;
· Caça palavras;
· Cruzadinhas;
· Confecção de cartazes;
· Receitas de comidas e bebidas típicas (bebidas não alcoólicas);
· Atividades matemáticas com problematizarão;
· Danças caipiras ( quadrilha, dança da fita);
· Pesquisas sobre o tema;
· Montagem de um cardápio de comidas típicas de festa junina;
· Montagem de painéis para decorar a escola;
· Recorte, colagem, dobraduras e montagens;
· Historias e dramatizações;
· Painéis com produções dos alunos,
· Jogos e brincadeiras;
· Confecção de enfeites juninos;
· Ornamentação das salas de aula e pátio.
VI-RECURSOS
Materiais:
Livros de contos;
Apostilas;
Papel com e sem pauta;
Lápis de cor;
Borrachas;
Cartolinas;
E.V.A;
Papel crepom;
Papel de seda;
Revistas;
Barbante;
Cola e outros.
Humanos:
Corpo docente;
Corpo discente;
Pessoal de apoio;
Pais;
Equipe gestora.
VII-AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá ao longo da execução do projeto com relatório das atividades desenvolvidas a fim de verificar os resultados e melhorar os próximos eventos. Por ser trabalho interno espera-se participação da comunidade e dinâmica no desempenho das atividades para incentivar os alunos ao desenvolvimento de suas capacidades de aprendizagem e criatividade.
VIII CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Ord. |
Atividade |
Responsável |
01 |
Concurso de Mis e Mister Caipira |
|
02 |
Quadrilha |
Laucione / Eunice |
03 |
Música |
|
04 |
Parlendas |
|
05 |
Quadrinhas |
|
06 |
Poemas |
|
07 |
Teatro |
|
08 |
Desafio |
|
IX COMISSÃO DE PROJETOS
Ord. |
Nome |
01 |
|
02 |
|
03 |
|
04 |
|
05 |
|
———
Back