EMEIEF PAULO FREIRE

Projeto Inclusão digital: “Digitando também se aprende”

17/01/2011 13:47

 

                                        

ESTADO DE RONDÔNIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE

Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1360 Setor 02 CEP 78 967-800

es.paulo.freire@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Buritis/2010

 

 

 

 

 

 

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Paulo Freire

Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000

Telefone: (069) 3238- 2759

Município: Buritis - RO

CEP: 76880-000

 

 

1.1 - INICIATIVA

Corpo Docente

Equipe Gestora

Equipe Pedagógica

 

 

1.2- TÍTULO DO PROJETO

Projeto Inclusão digital: “Digitando também se aprende”

 

1.3- PÚBLICO ALVO

Alunos de Pré ao 5º ano do Ensino Fundamental

 

1.4- PERÍODO DE EXECUÇÃO

2º semestre de 2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIREÇÃO

Valdivio Simões do Nascimento

 

 

 

 

VICE – DIREÇÃO

Andréia Paro do Nascimento

 

 

 

SUPERVISÃO

Maria Célia de Oliveira Silva

Maria Lopes de Souza Soares

 

ORIENTAÇÃO

Ocilene Gonçalves Soares do Nascimento

 

 

 

 

 

 

BURITIS-RO

2008/2009

 

 

 

 

II- JUSTIFICATIVA

 

            Atualmente o uso de recursos tecnológicos se tornou fundamental em Instituições de trabalho e de ensino, já que, oferece fontes de pesquisa ricas em conhecimentos. O mercado de trabalho também tem exigido dos candidatos a emprego o mínimo de habilidade em informática, visto que a sociedade está em constante desenvolvimento global. Na educação não tem sido diferente, com a evolução do conhecimento a busca por novos conhecimentos se tornou um desafio constante e os recursos tecnológicos são ferramentas essenciais para a concretização dos mesmos. Através deste projeto será possível sistematizar o PROINFO, promovendo a inclusão digital, utilizando o laboratório de informática para desenvolver atividades diferenciadas com alunos de Pré a 5º ano, enriquecendo seu conhecimento, proporcionando momentos de prazer na aprendizagem, troca de experiências e descontração e oportunizando aos alunos o contato com a tecnologia.

 

 

III – OBJETIVO GERAL

 

O projeto tem como objetivo oportunizar aos alunos contato com meios tecnológicos que desenvolvam sua aprendizagem através de atividades previstas no planejamento semanal ou em projetos elaborados pela escola, afim de os mesmos possam ter acesso a diferentes fontes de pesquisa e enriqueçam os conteúdos já trabalhados.

 

 

IV – OBJETIVOS ESPECÍICOS

·         Aprender as regras básicas de como usar as ferramentas;

·         Utilizar os programas disponíveis para pesquisar temas relacionados aos conteúdos estudados;

·         Valorizar o conhecimento dos alunos quanto à sua formação social;

·         Desenvolver a socialização das crianças;

·         Promover momentos troca de experiências e descontração através de atividades lúdicas;

·         Promover momentos de estudos;

 

VI- DESENVOLVIMENTO

 

  • Do uso do laboratório

O projeto será executado durante o 2º período, seguindo um cronograma que contemplará a data, horário, turma que utilizará o laboratório, como mostra o quadro abaixo:

 

 

Dia

Período/horário

Turma

Professor( a)

Mat

vesp

Segunda

 

 

 

 

Terça

 

 

 

 

Quarta

 

 

 

 

Quinta

 

 

 

 

Sexta

 

 

 

 

 

 

  • Do planejamento

Os professores farão o planejamento das aulas e pequenos projetos respeitando o planejamento geral e receberão sugestões e orientações da equipe Pedagógica.Também serão auxiliados por um profissional da equipe pedagógica durante o uso da sala.

 

  • Da conservação do laboratório

 

- Será feita uma sensibilização com os alunos afim de conscientizá-los da importância do cuidados com os equipamentos e sobre as providências a serem tomadas caso algum aluno danifique um aparelho

 

- Os pais serão convocados para uma reunião onde serão informados sobre a finalidade do laboratório de informática e os benefícios que trará para a escola. Também serão alertados sobre a responsabilidade que terão que assumir junto a escola em relação á conservação dos aparelhos. Será redigida uma ata onde todos assinarão.

 

 

 

VI – RECURSOS

 

6.1- Humanos

 

·                           Direção

·                Coordenação Pedagógica;

·                Alunos;

·                Instituições Públicas e Religiosas;

 

 

6.2 - Recursos materiais disponíveis

 

·         Lápis;

·         Cadernos;

·         Borrachas;

·         Livros;

·         Gibis;

·         Revistas;

·         Livros didáticos;

·         Almaço;

·         Computador;

·         Cartolina;

·         Painel;

 

 

VII- AVALIAÇÃO

  • O projeto: Inclusão digital: digitando também se aprende será avaliado pelo corpo docente, equipe pedagógica e equipe gestora, durante a sua execução e através de reuniões pedagógicas, levantando os pontos positivos e negativos das atividades desenvolvidas, sendo aberto espaço para sugestões de novas atividades e projetos.

 

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