PROJETO EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO A DA APRENDIZAGEM - PEPDEA
17/01/2011 13:49
ESTADO DE RONDÔNIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE
Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000
PROJETO EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO A DA APRENDIZAGEM - PEPDEA
BURITIS
2010
ESTADO DE RONDÔNIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE
Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000
PROJETO EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO A DA APRENDIZAGEM - PEPDEA
Projeto elaborado e implementado como “Projeto piloto”de parceria entre a E.M.E.I.E.F. Paulo Freire e a FAAR Faculdades Associadas de Ariquemes: “Psicologia Escolar Crítica, uma experiência com grupos na escola Paulo Freire”.
BURITIS
2010
ESTADO DE RONDÔNIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE
Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000
Valdívio Simões do Nascimento
Diretor Escolar
Andréia Paro do Nascimento
Vice-Diretora Escolar
Ocilene Gonçalves Soares do Nascimento
Orientação
Maria Célia de Oliveira Silva
Marinete Correa da Silva
Marilei de Oliveira Bastos
Supervisoras
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1. E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE
Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02
Fone : 3238-2759
CEP 76880-000
1.2. TÍTULO:
PROJETO EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO A DA APRENDIZAGEM - PEPDEA
1.3. CLIENTELA ATENDIDA
Alunos, funcionários e famílias.
1.4. EXECUTORES DO PROJETO
Estagiárias de psicologia da FAAR com a supervisão da Psicóloga Dra. Vanessa Milane
Acompanhamento da equipe pedagógica da escola.
1.5. PERÍODO DE EXECUÇÃO
Primeiro Cronograma: maio e junho. A proposta é trabalhar no decorrer do ano letivo.
1.6. PARCEIROS DO PROJETO
E.M.E.I.E.F. Paulo Freire, FAAR- Faculdades Associadas de Ariquemes e SEMECE – Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte.
1 - Apresentação do Problema
A Escola Paulo Freire é uma Pública Municipal que atende alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, está localizada no Setor 02 da zona urbana do Município de Buritis. Tem hoje 52 (cinquenta e dois) funcinários e 575 (quinhentos e setenta cinco) alunos, distribuídos em 24 (vinte e quatro) turmas.
A Escola conta com uma equipe pedagógica e administrativa comprometida com o desenvolvimento do educando, contudo, ainda nos falta muito para realizar um trabalho que aproxime do ideal ou que atenda a necessidade do educando, considerando que a educação é processo amplo e desafiador, uma vez que o desenvolvimento acadêmico do aluno é o resultado não apenas da relação professor/aluno, mas de todo um contexto onde esse aluno está inserido, nesse caso, há que se considerar os aspectos social, econômico, cultural, cognitivo, psicológico... Em fim, quem é o nosso aluno?
Essa pergunta surge principalmente quando “explode” nas salas de aula a violência física ou verbal, a violência explicita ou velada, quando aparecem as dificuldades de aprendizagem, comportamento inadequado, indisciplina, sexualidade aguçada, precoce, exagerada, obscena. Além dessas questões conta-se também com alguns alunos com Necessidades Educacionais Especiais.
Esse é o cenário. Evidentemente que não se trata aqui da maioria dos alunos. Contudo, não se pode fechar os olhos diante do que ocorre no cotidiano da escola nos comportando como expectadores dessa realidade.
Considerando tudo isso, os limites da escola, a falta de profissionais disponíveis para fazer o atendimento que os alunos necessitam, nesse caso, psicólogo é que se busca essa parceria visando melhorar o desempenho do educando.
Como já fora abordado anteriormente a questão do contexto, não se pode pensar em desenvolver um trabalho apenas com o aluno, mas também com funcionários da escola e com as famílias. Embora se apresente uma demanda ampla temos especificamente, aproximadamente, 50 (cinquenta) casos que necessitam de atendimento com mais urgência.
2 - Justificativa
O PPEDEA – Projeto Educação e Psicologia para o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem é uma parceria entre a Escola Paulo Freire e a FAAR na tentativa de amenizar as mazelas emocionais dos alunos. É uma iniciativa inovadora (projeto piloto) que coloca o conhecimento cientifico, tanto da educação quanto da psicologia, a favor da formação humana para o bem estar, é, portanto, o resultado da “escuta” de um grito silencioso que ecoa nas salas de aula cotidianamente.
“Há que se fazer uma escuta desse grito silencioso, desse pedido de socorro que não se define e nem deixa de ecoar na fala, nos acontecimentos cotidianos registrados no atendimento do SOE”. (Ocilene Soares –Plano de Ação SOE/2010)
Isso é um desafio que impulsiona a busca de novos horizontes que possa contribuir na formação desse sujeito com a auto-estima baixa, com uma carga de rejeição na sua história, abusado sexualmente, traumas sociais, perdas, frustrações dentre outras mazelas emocionais. Nesse sentido, há que se fazer algo, buscar alternativas, é preciso encontrar possíveis soluções , construir as parcerias necessárias amadurecidas e conscientes de seu papel e juntos fazer a revolução de nosso tempo: “salvar o ser humano de si mesmo. Levá-lo a encontrar-se consigo mesmo. Descobrir-se, valorizar-se, amar-se, gostar de si mesmo e como conseqüência, fazer o mesmo com os outros.”
Não se pode fingir que está fazendo tudo o que tem que ser feito no processo ensino e aprendizagem com desenvolvimento das habilidades, das potencialidades quando nos deparamos com a questão emocional do aluno, principalmente, “doente” . Novos resultados hão de surgir a partir do esforço e do comprometimento daqueles que estão dispostos a fazer a diferença.
3 - Objetivo Geral
- Oportunizar o atendimento psicológico para alunos (as) com dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção, indisciplina e outros por meio de trabalhos em grupo;
4 - Objetivos Específicos
- Contribuir com os alunos na organização e reorganização do próprio comportamento;
- Motivar os envolvidos para o estudo o trabalho, a boa convivência;
- Desenvolver o espírito de trabalho em grupo e equipe.
- Proporcionar a integração e a socialização das crianças.
- Estimular a capacidade de aprendizado dos alunos;
- Propiciar momentos de tranqüilidade e escuta de si mesmo;
- Estimular a sensibilidade e a solidariedade.
5 - Metas
· Garantir atendimento a 50 crianças uma hora por dia uma vez por semana;
· Amenizar a violência física e verbal na escola;
· Definir os principais pontos das dificuldades de aprendizagem para subsidiar o trabalho docente.
6 – Desenvolvimento
O PPDEA - Projeto Educação e Psicologia para o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem será realizado de setembro a dezembro com um atendimento semanal.
O atendimento será feito com turmas de, no máximo, 10 alunos. Esses alunos previamente selecionados pelo Serviço de Orientação Educacional tendo por base cinco princípios que não se colocam verticalmente, sendo: As observações feitas no Conselho de Classe onde é feito todas as observações de modo individual de cada aluno, os atendimentos no SOE, os diagnósticos realizados no Serviço de Apoio Pedagógico, indicação direta do professor por meio de fichas onde apresenta o motivo da indicação observada pelo professor que é confrontada com as observações já registradas e reunião e conversas com os pais/responsáveis. Esses princípios é determina o atendimento do aluno pelas psicólogas no decorrer do tempo já mencionado.
O atendimento é realizado por turmas, faz-se o registro em ficha especifica pelas próprias psicólogas estagiárias. No final de cada atendimento é feito feedback com características diagnósticas/avaliativas com a equipe da escola. Trocam-se idéias e se faz sugestões para o próximo atendimento, como adequação de salas de atendimento, materiais e equipamentos a ser utilizados.
Alem do atendimento direto ao aluno, será feito também trabalho com a família e os profissionais da escola considerando que a educação se faz com e no contexto.
O encerramento dessa fase será em dezembro com um evento motivador. É necessário celebrar a vida... a vida real.
Se ver como sujeito principal da própria história é um dos principais desafios de nosso tempo... não basta estar respirando, vivo é fundamental ter sentido nossa existência. O dia que se descobre isso, tudo fica mais fácil pois aprendemos a valorizar-nos, a gostar de nós mesmos e, como conseqüência compreendemos os outros... atingimos o necessário que é a convivência em sociedade. (Ocilene Soares TCC Visão Inrdisciplinar/UNESC/2008)
7- Cronograma
DIA |
MÊS |
ATIVIDADE |
TOTAL DE HORAS |
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Maio/junho |
Conselho de Classe Primeiro Bimestre |
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Reunião da Equipe Pedagógica da Escola |
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Reunião com representantes da FAAR |
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Reunião com representantes da SEMECE |
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Delimitação da demanda |
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Atendimentos no SOE /registros |
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Elaboração de documentos de alunos com dificuldades de aprendizagem. |
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Julho |
Reunião com representantes da FAAR
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Elaboração da proposta da escola Encaminhar proposta ä FAAR (anexo) |
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Resposta da FAR (Projeto apresentado pela FAAR - anexo) |
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Agosto |
Organização das turmas |
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Setembro |
Atendimento ao aluno
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Atendimento ao aluno
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Atendimento ao aluno
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Atendimento ao aluno
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Outubro |
Atendimento ao aluno
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Atendimento ao aluno
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Atendimento ao aluno
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Atendimento ao aluno
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Novembro |
Atendimento ao aluno
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Atendimento ao aluno
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Atendimento ao aluno
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Atendimento ao aluno
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Dezembro |
Atendimento ao aluno
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Atendimento ao aluno
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Cronograma sujeito a alterações
8 - Recursos Materiais
Serão usados os seguintes recursos:
- Lápis
- Sulft
- Lápis de cor
- Data show
- Outros solicitados pela Estagiárias
9 - Avaliação
A avaliação será feita de modo qualitativo, procurando observar o desenvolvimento do proposto. A avaliação no processo servirá para fazer as intervenções necessárias.
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