FAMILÍA NA ESCOLA
17/01/2011 13:37
ESTADO DE RONDÔNIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE
Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02 CEP 76880-000
PROJETO:DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
TEMA: “PAZ E HARMONIA: EIS A VERDADEIRA RIQUEZA DE UMA FAMÍLIA”
BURITIS-2010
Valdívio Simões do Nascimento
Diretor Escolar
Andréia Paro do Nascimento
Vice-Diretora Escolar
Ocilene Soares do Nascimento
Marilei de Oliveira Bastos
Coordenadora do Projeto
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1. E.M.E.I.E.F PAULO FREIRE
Rua Marechal Hermes da Fonseca, nº 1380 Setor 02
Fone : 3238-2759
CEP 76880-000
1.2. TÍTULO: DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA:
Tema: “PAZ E HARMONIA: EIS A VERDADEIRA RIQUEZA DE UMA FAMÍLIA”.
1.3. CLIENTELA ATENDIDA
Todos os alunos regularmente matriculados nesta instituição
Pais e responsáveis
1.4. EXECUTORES DO PROJETO
Corpo Docente, Discente e Equipe Gestora.
1.5. PERÍODO DE EXECUÇÃO
De 22 a 24 de junho de 2010
1.6. PARCEIROS DO PROJETO
Projeto Mão Amiga
"Os que desprezam os pequenos acontecimentos nunca farão grandes descobertas. Pequenos momentos mudam grandes rotas."
2- JUSTIFICATIVA
A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Paulo Freire estará abordando o tema: Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família. O objetivo central dos trabalhos estará focado na valorização da família. Para tanto estará desenvolvendo atividades na área da afetividade, dos valores humanos sociais, considerando o relacionamento entre os membros da família e família e escola. Nesses termos será enfatizado o diálogo entre os seguimentos tanto escolar quanto familiar.
Por fim a área afetiva. Sabe-se que os sentimentos são inevitáveis e independe de idade, sexo ou classe social... Ele está presente. Lidar com os sentimentos tem sido um grande desafio para o processo educacional em todas as dimensões. Considerando que a família é a base para uma boa formação afetiva, já temos aí o primeiro e grande desarranjo emocional, essa estrutura social tão importante para o formação de pessoas seguras, confiantes encontra-se abalada. Um percentual alto (informações em tabulação) dos alunos da escola em questão não mora com os pais biológicos. Acredita-se que essa questão em si não seja o problema, contudo, é notável (conta-se com dados oficiais) a dificuldade dos responsáveis em assumir de fato a educação emocional dos seus. O resultado disso são alunos agressivos, revoltados, sem limites, não respeitam e nem entendem o que significa respeito, sexualidade precoce, obscena, banalizada, exagerada, uma forma de auto-afirmação, quando não se apresenta esse comportamento é comum ver alunos isolados, tristes, choram sem motivo aparente. O desafio educacional é grande e não se pode ser indiferente a essa realidade.
Sabe-se que a escola não pode e nem deve substituir o papel da família. Nesse cenário, a escola deve se esforçar para encontrar meios viáveis e proporcionar a educação emocional para além de seus alunos. É imprescindível pensar e desenvolver projetos, palestras e outras atividades que envolva a família, que valorize e “redimensione” este grupo fundamental de convivência chamado família. Pode-se dizer que família, no contexto onde a escola está inserida, é um grupo de pessoas que moram na mesma casa, conversam, saem juntos, celebram os aniversários, trocam presentes, fazem juntos as refeições, discutem, entendem-se e se desentendem também, independente de ser pai, mãe e filhos biológicos. Faz-se necessário a valorização desse modelo de estrutura familiar, uma vez que se trata de um espaço de convivência intensa que não ira mudar a bel prazer da sociedade atual. Há que se fazer uma ”escuta” desse grito silencioso, desse pedido de socorro que não se define e nem deixa de ecoar na fala, nos acontecimentos cotidianos registrados no atendimento do SOE.
Esse desafio impulsiona a busca de novos horizontes que possa contribuir na formação desse sujeito com a auto-estima baixa, com uma carga de rejeição na sua história, abusado sexualmente, traumas sociais, perdas, frustrações dentre outras mazelas emocionais. Nesse sentido, não se pode negar a contribuição das religiões. É preciso encontrá-las, construir com elas as parcerias necessárias amadurecidas e conscientes de seu papel e juntos fazer a revolução de nosso tempo: “salvar o ser humano de si mesmo. Levá-lo a encontrar-se consigo mesmo. Descobrir-se, valorizar-se, amar-se, gostar de si mesmo e como conseqüência, fazer o mesmo com os outros.”
Não se pode fingir que está fazendo tudo o que tem que ser feito no processo ensino e aprendizagem com desenvolvimento das habilidades, das potencialidades quando nos deparamos com a questão emocional do aluno, principalmente, “doente” . Novos resultados hão de surgir a partir do esforço e do comprometimento daqueles que estão dispostos a fazer a diferença.
3- OBJETIVO GERAL
Valorizar as relações família, escola e comunidade, promovendo momentos de reflexão, descontração, informação, discussão de assuntos de interesse social, educacional e familiar.
3.1- OBJETIVOS
√ Para o aluno:
I. Ampliar conhecimentos;
II. Diversificar aprendizagem;
III. Valorizar a relação familiar;
IV. Formar novas atitudes e valores com respeito a sí e ao outro e à família;
√ Para os pais:
I. Ampliar conhecimento a respeito de relacionamento familiar;
II. Valorizar-se como líder na família;
III. Participar da vida escolar do filho;
IV.
√ Para escola:
I. Vivenciar novas descobertas;
II. Enriquecer da prática docente;
III. Oportunizar a participação dos pais na escola;
IV. Dividir responsabilidades no ato de educar;
V. Buscar novas soluções para as situações-problema.
√ Para os parceiros:
I. Exercitar situações de trabalho coletivo;
II. Ampliar novos círculo de amizade;
III. Lidar com novas situações ensino e aprendizagem;
IV. Promover intercâmbio de idéias;
V. Contribuir para formação de novas atitudes e valores.
4- DESENVOLVIMENTO
Durante a Semana da família na escola serão desenvolvidas atividades de valorização da família, incentivo ao respeito, diálogo, harmonia e paz.
Algumas possuem cunho educativo, outras informativas porém a abordagem principal está voltada para a ludicidade, uma vez que se trata de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As atividades apontadas desenvolver-se-ão de acordo com temas previamente definidos. Assuntos que inquietam a comunidade escolar. O trabalho será desenvolvido através de parceria com o Projeto Mão Amiga.
A palestra será previamente agendada com profissionais responsável pelo projeto para atender a necessidade da escola. Os professores estarão desenvolvendo atividades em sala sobre os assuntos abordados objetivando enriquecer as ações. Será oferecida aos participantes uma lembrança do evento.
5- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO
ATIVIDADES |
PERÍODO |
Levantamento do tema |
15/06/2010 |
Escrita do projeto |
21/06/2010 |
Busca de parcerias |
12/06/2010 |
Apresentação do projeto |
21/06/2010 |
Execução do projeto |
22/06/2010 a 24/06/2010 |
Avaliação do projeto (relatório) |
25/06/2010 |
6 -RECURSOS
Materiais
Sonorização
Papel sulfite
Giz
Cadernos
Papel almaço
Canetinhas hidrocor
Lápis de cor
Papel kraft
Isopor
E.V.A.
Cola glitter
Cola branca
Sorvete
Pipoca
Humanos
Corpo Docente
Corpo discente
Comunidade local
Parceiros
7- AVALIAÇÃO
O projeto dia da família na escola com tema “Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família” será avaliado pela comunidade escolar logo após o desenvolvimento de todas as ações com o objetivo de verificar o grau de participação dos envolvidos, bem como dos resultados alcançados. A avaliação será o instrumento norteador da aplicabilidade do mesmo para os anos vindouros, podendo até mesmo adequá-lo às necessidades da escola e de sua clientela.
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – Ministério da Educação – Ensino Fundamental.
2- Perrenoud, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza; Philippe Perrenoud; trad. Clãudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Educação – Ensino – Formação de Profesores.
3- Recurso audiovisual Revista Nosso Amiguinho.
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